Potencial Turístico em Expansão

>>  quarta-feira, 24 de julho de 2013

Segundo os dados do IBGE (2010), na cidade de Santa Vitória do Palmar, a população total de 30.990 habitantes está distribuída em uma área territorial de 5.244,353km².

No portal do Estado do Rio Grande do Sul, uma notícia revela a cidade como um polo turístico destacando algumas dentre as várias atrações que a terra dos Faróis oferece.

Percebe-se, entretanto, que embora o privilégio por suas belezas naturais, existe ainda um grande potencial no turismo que pode ser melhor explorado, tendo em vista a grande extensão do território e a hospitalidade dos moradores.

Os balneários Hermenegildo e Barra do Chuí possuem infraestrutura de hospedagem e alimentação, porém o número de visitantes aumenta a cada ano que passa, parecendo uma boa opção de investimento para pousadas ou cabanas de aluguel.

O investimento em hotéis fazenda, pode estimular ainda mais o turismo rural. Conforme o portal do Ministério do Turismo, no meio rural não apenas as propriedades, como também os atrativos e produtos existentes no campo podem ser uma opção para os turistas e uma oportunidade para os que vivem no campo. Bebidas e alimentos in natura, como cereais, peixes, frutas, legumes, verduras orgânicas, vinho, doce, mel, aguardente, pão caseiro, bolos e embutidos são um ótimo atrativo, bem como o artesanato, a criação de animais; atividades de pesca, ecoturismo, esportes de aventura, caminhadas; atividades pedagógicas no ambiente rural; manifestações folclóricas, música, dança, tradições religiosas; a gastronomia, os saberes e fazeres locais; a visitação a fazendas e ao patrimônio.

Também, em nossa cidade, o crescimento na área da educação em nível de graduação e pós-graduação traz alunos de várias partes do Brasil, podendo contribuir para a criação de pousadas.

O passeio aos faróis é outro ponto que merece atenção, já que o acesso aos Faróis do Albardão, Verga e Sarita (este último na divisa com a praia do Cassino em Rio Grande), é bastante difícil, e até mesmo perigoso para quem não conhece, poderiam ser organizadas trilhas e acampamentos para visita aos locais.
No Porto Pindorama algum esporte na lagoa, ou passeios de barco poderiam ser uma opção.

Para que os investidores retornassem sucesso em seus empreendimentos, importante seria a conscientização da população, para que percebessem que cuidar da cidade traz muitos benefícios, tanto para os moradores como para os visitantes. Ocorre que, embora a população da cidade seja bastante acolhedora, muitas vezes existe depredação nos bancos de praças e lixeiras públicas, parecendo que não é dado o devido valor ao que é público. Mas se é público é para o bom uso de todos! Aquele banco da praça foi adquirido com a contribuição de todos, para o uso de todos!

Também é preciso consagrar eventos no calendário de nossa cidade, a Expofeira e a Febutiá já fazem sucesso. Outros como o encontro Hermena Moto Fest e a Mapemi parece que, ao menos temporariamente, deixaram de ocorrer. Necessária se faz a criação de um plano de ação com projetos voltados ao desenvolvimento do turismo no município que englobe a participação da comunidade santa-vitoriense, em parceria com o poder público e empresários.

Aguardamos então, pois o potencial existe, ele é grande, e essa atenção para o turismo já começa a ser dedicada.

0 comentários :

Postar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com